Venha participar dos debates que podem definir os rumos do setor em 2023

OS MAIORES NOMES DO AGRONEGÓCIO EM UM SÓ LUGAR

Realização:

Parceria institucional:

Patrocínio:

Políticas do novo governo
Visão dos líderes do Agro
Produção sustentável
Inovação e tecnologia
Pesquisa Mckinsey

30 de maio , presencial em São Paulo


Casa Traffô - R. Gomes de Carvalho, 560 - Vila Olímpia - SP

+ de 5 horas

de conteúdo

+ de 20

autoridades do setor

6

painéis

Em sua 3ª edição, o evento SUPERAGRO tem como objetivo proporcionar aos participantes acesso direto às principais autoridades do agronegócio brasileiro.


Essa é uma ótima oportunidade para você entender as mudanças que podem acontecer no setor que é um dos protagonistas da nossa economia e responsável pela segurança alimentar do mundo todo.


Em um só lugar você vai encontrar, não apenas as pessoas que decidem os rumos do setor, como também vai ter a chance de se reunir com diversos pares do agro, ampliando sua rede de networking e abrindo portas e janelas para futuros negócios.


O evento vai abordar os temas mais relevantes do setor, relacionados às questões político-econômicas, sociais, ambientais e de inovação ligadas ao campo.


Se você atua no agronegócio, e já tem uma posição relevante no setor, o SUPERAGRO é de extrema relevância para você.


VOCÊ NA LINHA DE FRENTE DA REVOLUÇÃO DO AGRO

Muito importante promover o debate sobre ações e soluções

Pauta interessantíssima e debatedores mandando muito bem

Rosaura Torres

Parabéns aos idealizadores do evento. Desejo boas perguntas e ótimas respostas!

Raimunda De Mello

Daniela Zuim

FEEDBACKS

O QUE VOCÊ VAI VER NO

SUPERAGRO 2023?

Visões e rumos do novo governo federal e dos governos estaduais para o setor: Política econômica, política fiscal, política de financiamento/crédito, política ambiental e de incentivo à produção agropecuária sustentável

1

O que pode mudar e os efeitos em relação ao direito da propriedade, autocontrole da fiscalização agropecuária, regularização fundiária, demarcação de terras indígenas e criação de assentamentos da reforma agrária)

2

Cenários geopolíticos, os efeitos da pandemia COVID-19, da inflação e das políticas de juros no mundo, efeitos do menor crescimento global e aumento dos custos da navegação e de logística

3

Grandes eventos climáticos que poderão impactar a produção de culturas no Brasil (frio no hemisfério norte e seca no hemisfério sul)

4

Lucratividade via eficiência: Projeções e efeitos dos preços agrícolas e dos aumentos dos custos envolvidos na produção

5

Disponibilidade, custo e novos instrumentos de crédito e securitização para o setor

6

Implementação e avaliação de políticas e práticas de ESG

7

Projetos de infraestrutura, concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) que impactarão o escoamento da produção

8

Apresentação do Estudo EXAME e Mckinsey “A mente do agricultor brasileiro”

9

PARA QUEM O EVENTO É INDICADO?

Produtores de alimentos (grãos em geral, açúcar e álcool, café, lácteos, rações, suco de laranja, soja, milho, frutas e todas as proteínas – bovina, frango, peru e suína)


Indústria de alimentos e bebidas (que transformam a matéria prima em alimentos para consumo)


Startups e centros de pesquisas que investem na formatação de soluções para o setor agro


Fornecedores de soluções para o setor do agronegócio


Fundos de investimentos, financiadores de projetos, fundos garantidores, investidores em geral e mercado de capitais

O SUPERAGRO é indicado principalmente para operadores de médio e grande porte:

PROGRAMAÇÃO

O novo governo federal inicia a legislatura com a prioridade de estabelecer consistentes vias de diálogos e interlocução com o agronegócio. Distanciando-se das disputas do período eleitoral, o momento é de construir consensos em questões prioritárias como a nova governança entre os ministérios da agricultura, do desenvolvimento agrário e do meio ambiente, além da exposição e debate de políticas macroeconômicas e fiscais que poderão influenciar o desempenho e a competitividade do agronegócio brasileiro.

A VISÃO E OS PLANOS DO NOVO GOVERNO FEDERAL PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO EM 2023

08H | CREDENCIAMENTO | WELCOME COFFEE

O novo governo federal inicia a legislatura com a prioridade de estabelecer consistentes vias de diálogos e interlocução com o agronegócio. Distanciando-se das disputas do período eleitoral, o momento é de construir consensos em questões prioritárias como a nova governança entre os ministérios da agricultura, do desenvolvimento agrário e do meio ambiente, além da exposição e debate de políticas macroeconômicas e fiscais que poderão influenciar o desempenho e a competitividade do agronegócio brasileiro.

A VISÃO E OS PLANOS DO NOVO GOVERNO FEDERAL PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO EM 2023

09h - GEOPOLÍTICA E AS DECISÕES DO PODER PÚBLICO PARA O DESEMPENHO DO AGRO EM 2023

• Visões e rumos do governo federal e dos maiores estados produtores para o setor

• Efeitos da reforma tributária para o agronegócio e uma potencial taxação da produção

• Como o Brasil se prepara para manter a relevância nas exportações diante dos acontecimentos do mundo

• Recente viagem de Lula à China e novos acordos; relação Brasil-Rússia sobre fertilizantes; seca na Argentina e oportunidades para soja brasileira

10h - FORMAS DE FINANCIAMENTO DO AGRONEGÓCIO MODERNO

Inserção de empresas e produtores em ferramentas financeiras como CPR, Fiagro, CRA e o que o País tem a ganhar com isso

11h - INFRAESTRUTURA: LOGÍSTICA E ARMAZENAGEM EM ANOS DE SUPERSAFRA

Ações feitas até aqui para garantir o escoamento da safra (recorde) brasileira -- e os planos do Ministério para garantir o escoamento da produção nacional de forma mais fácil e eficiente.

12:00 - 14:00 | INTERVALO PARA ALMOÇO E INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES E OS DEBATEDORES

14h - ESG e MEIO AMBIENTE – OS CAMINHOS E OS EFEITOS PARA O AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL

Entre todas os anúncios e cenários realizados pelo novo presidente da República, nestes primeiros 50 dias de governo, os que mais tiveram destaques e impactos foram os relacionadas aos aspectos de sustentabilidade do agronegócio brasileiro e as metas, políticas e critérios para a produção agropecuária sustentável. Neste painel, teremos um importante momento de diálogo entre o setor produtivo e o MMA para que as boas políticas implementadas até agora, sejam valorizadas e ampliadas e para que o ESG continue sendo um ponto de convergência e de competitividade do agronegócio brasileiro. Teremos também a oportunidade de entender como serão tratadas e atualizadas as políticas que envolvem as multas ambientais, demarcação de terras indígenas e o sistema de rastreabilidade da produção agropecuária.

15H | INTERVALO PARA COFFEE BREAK E NETWORKING

15h30 - AGROTECHS E CONECTIVIDADE: CASOS BEM SUCEDIDOS DA DIGITALIZAÇÃO NO CAMPO

Certos de que os parâmetros e as práticas do passado e do presente não nos levarão para o agronegócio do futuro, estruturamos um painel para conhecer e entender novas tecnologias e processos que um conjunto de startups está implementando em áreas como agricultura de precisão, crédito, softwares de gestão de produção, conectividade, IOT e Big Data, além de biotecnologias e robotização que tem transformado a produtividade e a rentabilidade no agronegócio brasileiro e mundial.

16h30 - BRASIL COMO POTÊNCIA NA BIOECONOMIA

Bioeconomia
Bioenergia (Biocombustiveis)

17h30 - APRESENTAÇÃO DA PESQUISA MCKINSEY

A McKinsey foi a campo mais uma vez para entender as mentalidades e os comportamentos dos agricultores a respeito dos principais tópicos que moldam o futuro do agronegócio. A consultoria pesquisou mais de cinco mil e quinhentos produtores rurais em diferentes países, incluindo Alemanha, Argentina, Brasil, China e Estados Unidos. Quais são as expectativas dos agricultores em relação às incertezas macroeconômicas nos negócios? Como está a adoção de tecnologia no campo? Como está a adoção de práticas de sustentabilidade no campo? Quais as tendências em financiamento? Os sócios da consultoria trarão para discussão os principais dados e insights para responder a estas e outras questões tão relevantes para um mundo em rápida evolução."

18H | ENCERRAMENTO

Esta nova configuração ministerial trará efeitos direitos e indiretos para o planejamento e desempenho do agronegócio brasileiro. Neste painel, será possível debater e entender como a regularização fundiária e a criação de assentamentos da reforma agrária serão tratados no novo governo federal.

A VISÃO E OS PLANOS DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E AGRICULTURA FAMILIAR

Neste painel, os novos secretários responsáveis pela agricultura dos maiores Estados produtores, apresentarão as políticas de incentivo ao agronegócio, assim como questões polêmicas relacionadas a política fiscal e potenciais novas tributações sobre o setor, além de cenários para investimentos logísticos e de infraestrutura que poderão alterar o mapa de competitividade dos Estados e também do país.

COMO OS ESTADOS CONDUZIRÃO AS POLÍTICAS PARA O AGRONEGÓCIO A VOZ E OS PLANOS DOS NOVOS GOVERNADORES E OS IMPACTOS PARA OS PRODUTORES E O MERCADO

Após a apresentação do conjunto de cenários apresentados pelo pelos ministros e secretários, este painel trará a interpretação dos agentes do setor. Esta será uma ótima oportunidade de balizar as decisões de investimentos e atuação, a partir da experiência e da voz dos maiores líderes do setor. A moderação da EXAME explorará visões relacionadas as decisões de investimentos e potenciais pleitos que precisarão ser debatidos e revisados.

AS PAUTAS E OS CAMINHOS DO AGRONEGÓCIO EM 2023, A VISÃO DOS LÍDERES DO SETOR PARA:
MERCADO, INVESTIMENTOS, IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO

Entre todas os anúncios e cenários realizados pelo novo presidente da República, nestes primeiros 50 dias de governo, os que mais tiveram destaques e impactos foram os relacionadas aos aspectos de sustentabilidade do agronegócio brasileiro e as metas, políticas e critérios para a produção agropecuária sustentável. Neste painel, teremos um importante momento de diálogo entre o setor produtivo e o MMA para que as boas políticas implementadas até agora, sejam valorizadas e ampliadas e para que o ESG continue sendo um ponto de convergência e de competitividade do agronegócio brasileiro. Teremos também a oportunidade de entender como serão tratadas e atualizadas as políticas que envolvem as multas ambientais, demarcação de terras indígenas e o sistema de rastreabilidade da produção agropecuária.

ESG E O MEIO AMBIENTE – OS CAMINHOS E OS EFEITOS PARA A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

SUSTENTÁVEL

Certos de que os parâmetros e as práticas do passado e do presente não nos levarão para o agronegócio do futuro, estruturamos um painel para conhecer e entender novas tecnologias e processos que um conjunto de startups está implementando em áreas como agricultura de precisão, crédito, softwares de gestão de produção, conectividade, IOT e Big Data, além de biotecnologias e robotização que tem transformado a produtividade e a rentabilidade no agronegócio brasileiro e mundial.

AGROTECHS, INOVAÇÃO E CONECTIVIDADE CENÁRIOS E CASOS DA DIGITALIZAÇÃO DO

AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

PESQUISA MCKINSEY

PARTICIPANTES

Edson Minatel
Diretor Executivo na SprayX

Muni Lourenço
2º vice-presidente de Finanças - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA

Norberto Anacleto Ortigara
Secretário da Agricultura do Estado do Paraná

Pedro Carneiro
Partner da ACE

Pedro Leonardo de Paula Rezende
Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás

Arnaldo Jardim
Deputado Federal, Vice-presidente FPA e Presidente Frencoop

Ricardo Santin
Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA

Mônica Alcantara
Head de ESG do AgroGalaxy

Rodrigo Caetano
Diretor de ESG EXAME

Alexandre M. Chequim
Co-Founder e CEO da DigiFarmz

Priscila Veras
Fundadora e CEO da Muda meu Mundo

Luciano Pádua
Editor de Macroeconomia EXAME

Tião Medeiros
Deputado Federal e Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara (CAPADR)

Monica Lis
Gerente de Captações Financeiras da Cooxupé

Paulo Fróes
Diretor de Mercado de Capitais - StoneX Brasil

Daniel Vargas
Professor da FGV EESP e Coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV

Marcelo Morandi
Pesquisador Senior da EMBRAPA MEIO AMBIENTE

Luciana Dalmagro

Co-Fundadora da Startup de produção rural @republicadojardim e da plataforma de conteúdos @vidadegranja

Bianca Bognar
Associate Partner Debt Capital Markets - BTG Pactual

Mauro Mendes
Governador do Estado de Mato Grosso

Robinson Cannaval Júnior

Diretor de relações e qualidade corporativa - Grupo Innovatech - Comitê de Inovação da ABAG

Raul Protázio Romão

Secretário Adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima - Governo do Estado do Pará

PROGRAMAÇÃO

09:00 – 09:45

A visão e planos do novo Governo Federal para o agronegócio brasileiro em 2023

09:45 – 10:30

A visão e os planos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

10:30 – 11:30

Como os estados conduzirão as políticas para o agronegócio
A voz e os planos dos novos governadores e os impactados para os produtores e o mercado

11:30 – 12:30

As pautas e os caminhos do agronegócio em 2023, a visão dos líderes do setor para: mercado, investimentos, impacto das políticas públicas e financiamento

12h30 – 14:00

Intervalo

14:00 – 15:00

ESG e o meio ambiente – Os caminhos e os efeitos para a produção agropecuária sustentável

15:00 – 16:00

Agrotechs, inovação e conectividade
Cenários e casos da digitalização do agronegócio brasileiro

16:00

Encerramento

VALORES

PRESENCIAL

R$ 1.598,00

R$ 1.998,00

PRESENCIAL

R$ 1.998,00

R$ 2.398,00

ESGOTADO

R$ 2.398,00

R$ 1.598,00

ESGOTADO

Ingressos limitados por lotes:

ESGOTADO

DISPONÍVEL

David Hodge

Cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo

Cláudio R. Frischtak

Presidente da Inter. B

Cassio Spina

Diretor Senior da ACE Cortex

Eduardo Goerl
Fundador da ARPAC

Eduardo Goerl
Fundador da ARPAC

Fabiane Stefano

Editora de macroeconomia da EXAME

Gabriel Motomura

Sócio do BTG Pactual

Fabricio Pezente
CEO da Traive

Ian Thompson

Diretor executivo da TNC -The Natural Conservancy Brasil

Lucas Amorim

Diretor de Redação da EXAME

Ian Thompson

Diretor executivo da TNC -The Natural Conservancy Brasil

Júlio César da Costa
CEO da Caramuru

José Tomé

CEO do AgTech Garage

Luis Henrique Guimarães
Diretor-presidente da Cosan

Luis Henrique Guimarães
Diretor-presidente da Cosan

Luciana Dalmagro

Produtora Rural e Empreendedora

Marcelo Sakate
Editor chefe da EXAME Invest

Maicon Cossa
Vice-Presidente Comercial da Yara

Martha Seillier

Secretária Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos - PPI

Ricardo Faria

CEO da Granja Faria

Martha Seillier

Secretária Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos - PPI

Pedro Palma
Vice-presidente comercial da Rumo

Renato Borges
Fundador & CEO da Agrointeli

Rodrigo Caetano

Repórter de sustentabilidade da Exame

Thelma Kruger

Cientista e VP do IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

Rodrigo Caetano

Repórter de sustentabilidade da Exame

VALORES:

EXAME @2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

AO NAVEGAR NESTE SITE VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

REALIZAÇÃO:
CO-REALIZAÇÃO: